O que eu tenho a dizer sobre: Saga Feios por Scott Westerfeld

Se Tally pudesse escrever esta resenha provavelmente começaria assim:

“É! Eu sei… Fiz besteira por três livros inteiros. Destruí um monte de coisas, fiz um monte de escolhas erradas… Tenho até medo de iniciar essa resenha… Pode não acabar muito bem.”

Bom, fico feliz por não ser ela…
Escritos por Scott Westerfeld e publicados no Brasil pela Galera Record, a saga é composta por 4 livros:

  • Feios;
  • Perfeitos;
  • Especiais;
  • Extras.
Porém, apenas os três primeiros são contados através da visão de Tally Youngblood. O último livro Extras terá outros personagens principais embora se passe um pouco depois de Especiais.
Terminei de ler Especiais essa semana, então ainda não comecei a ler Extras. E como esse post ficaria enooorme com as resenhas de todos os quatro livros, resolvi separar de modo que, os livros contados pelo versão de Tally estão juntos (Feios, Perfeitos e Especiais) e assim que ler Extras venho resenhar ele aqui pra vocês. Sem mais delongas vamos às resenhas!
Feios
ISBN: 9788501083708 Editora: Galera Record Páginas: 416
Para inicio de conversa Tally é feia. Isso não quer dizer que ela é uma aberração monstruosa ou algo do tipo. É que, como ainda não completou 16 anos, Tally ainda não passou por as cirurgias que a deixarão perfeita. Então ela mora em Vila Feia junto com as outras crianças feias enquanto espera o dia em que poderá atravessar o rio e ir morar em Nova Perfeição, reencontrar os velhos amigos e participar das inúmeras baladas do lugar.
Nesse meio tempo Tally conhece Shay e viram grande amigas. Porém Shay tem uma visão diferente da cirurgia que a deixará perfeita e resolve fugir para Fumaça, lugar para onde os feios fugitivos vão e que é considerado até mesmo uma lenda para alguns. Mas depois da fuga de Shay, o sonho da operação que deixará Tally perfeita fica comprometido. As Circunstâncias Especiais querem saber para onde Shay e seus amigos foram… E se Tally tiver que continuar como Feia para sempre?
Perfeitos
ISBN: 9788501083715 Editora: Galera Record Páginas: 382
Em Especiais, descobrimos que Tally se tornou uma Perfeita e conhecemos um pouco mais sobre Nova Perfeição. Suas festas, aventuras, beleza e mais um monte de gente “borbulhante” e “avoada” além da temida Divisão de Circunstâncias Especiais. As festas nunca acabam e, graças a seus feitos quando feia, Tally agora tenta entrar para os Crims, um grupo de Perfeitos que se divertem testando os limites da cidade.
Seu líder? Zane.
Quando Tally o conhece logo percebe que há algo de diferente nele. O mesmo acontece com relação a ele, que logo percebe que Tally não é uma perfeita comum.
Após a visita inesperada de um dos integrantes da Fumaça, Tally começa a lembra de certas coisas a muito esquecidas em uma mesa cirúrgica. Assim, Zane e ela começam uma aventura a fim de se manterem sagazes e encontrarem novamente a Fumaça.
Especiais
ISBN: 9788501083692 Editora: Galera Record Páginas: 351
Tally agora é uma arma letal. Com dentes e unhas afiadas, reflexos ultrarrápidos, ossos de cerâmica e uma beleza cruel, Tally se tornou algo ainda mais feroz do que os temidos Especiais. Ela é uma Cortadora. E como tal, seus instintos foram programados para encontrar a Fumaça e destruí-la.

Após uma emboscada bem sucedida realiza pelos Esfumaçados, que agora possuem trajes de camuflagem e mais algumas tecnologias, um dos amigos Cortadores é capturado e levado inconsciente para sabe-se lá onde. Assim, Tally e Shay armam um plano que além de ajudar Zane, antigo namorado de Tally, ainda fará com que elas descubram a localização da Fumaça, podendo, enfim, destruí-la. É aí que Tally descobre que a Nova Fumaça esta mudada… Que é bem diferente do que ela e Shay pensavam… E que a Nova Fumaça, poderia durar para sempre…

Todos os três livros, são divididos em 3 partes que são momentos decisivos da história.
Essa é uma saga cheia de surpresas. Ela não segue um padrão e cada capítulo é surpreendente. Em cada livro você é capaz de sorrir, chorar, entrar em pânico, odiar extremamente um personagem. Tudo na história é muito intenso!
E além disso, você se pega em desespero pelas decisões tomadas pela Tally e as suas consequências (Tá que algumas foram beeem desastrosas. Beeeeeeeeem mesmo…). Dos três livros que li, meu favorito definitivamente foi Especiais! Achei bem dinâmico e da Parte II em diante é adrenalina pura! haha.

 

Para quem é fã de distopias a Saga é mais que leitura obrigatória!

 

E aí? Alguém aí já leu? O que acham da série?

 

Xoxo!

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

dezembro 15, 2013

RELATED POSTS

8 Comments

  1. Responder

    Fernanda Peron

    dezembro 14, 2013

    Sempre tive curiosidade sobre essa saga, mas nunca tive tempo de ler sabe? As capas são bem interessantes.
    Dá uma passadinha?
    http://comportamentorosa.blogspot.com.br/

    • Responder

      Maria Simone

      novembro 4, 2015

      Oi flor!
      As capas são lindas né? E os livros são muito bons. Se tiver a oportunidade leia.

      PS.: Quando tempo acessar o seu blog, aparece “permissão negada” =/

      Beijos

  2. Responder

    Bia Menezes

    dezembro 14, 2013

    Eu nunca tinha lido uma resenha sobre algum livro dessa saga e via ela em promoção na submarino e pensava "Do que será que se trata?" Agora entendi haha… É uma distopia, certo? Parece ser bem legal, sabe, diferente. Adrenalina? *u*
    Beijoca, seguindo.

    Foreverbia.blogspot.com

    • Responder

      Maria Simone

      dezembro 14, 2013

      Oi Bia!
      Sim, a saga é uma Distopia e os livros são realmente muito bons. O terceiro então haha Li mais da metade em dois dias. Não conseguia parar!
      Beijocas!

  3. Responder

    Juliana Ramirez

    dezembro 14, 2013

    Que lindo o seu Blog! Amei aqui, estou seguindo!

    Eu sempre tive curiosidade com essa série, sempre que está em promoção maluca no submarino morro de vontade de comprar.. e os livros são tão bonitos, amei as suas fotos!

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    • Responder

      Maria Simone

      dezembro 15, 2013

      Obrigada flor ^^

DEIXE SEU COMENTÁRIO