O que eu tenho a dizer sobre: Eleanor & Park, de Rainbow Rowell

 

Título original: Eleanor & Park
Autora: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN.: 9788542801255
Número de páginas: 328
SubmarinoSaraivaAmazon

 

 

 

 

 

Último livro que li antes de começar com a trilogia de A Seleção, Eleanor & Park é simplesmente encantador.

Tenho que confessar que, de início, considerava que a história seria bem clichê. Aquele romance adolescente bem água com açúcar e bem previsível. Fiquei muito feliz quando percebi que estava completamente errada.

 

 

O livro se passa em 1986 e conta a história de Eleanor, uma menina de cabelo ruivos caótico, que se acha gordinha e com grandes problemas familiares e Park, meio coreano, meio americano, nerd e simplesmente encantador.
Eleanor é a nova garota na cidade e não podia estar se achando mais sozinha. Por obra do destino acaba por se tornar vizinha de Park e estudarem na mesma escola. Embora Park não seja o garoto mais popular do colégio, ele consegue se virar bem no fator “não ser incomodado pelos colegas de classe”. Os dois se conhecem no ônibus escolar a caminho da escola, e embora não se dêem bem no inicio (basicamente eles se ignoram mutuamente), com o passar do tempo, eles acabam começando a dividir a leitura de quadrinhos e a conversarem sobre o que haviam lido e, principalmente, sobre música.
Música é uma coisa que não falta nesse livro. The Smiths, The Beatles, Alphaville, Cure, Joy Division, entre muitas outras ótimas bandas são citadas enquanto um apresenta seus gostos musicais para o outro. Sinceramente, esse livro deveria vir com um aparelho (de preferência um diskman pra entrar ainda mais no clima do livro) onde a gente pudesse ouvir toda a trilha sonora da história enquanto lê.

 

 

Eleanor é um tipo de garota que, apesar do bullying e dos maus-tratos sofridos em casa pelo padastro, continua sendo forte, corajosa e determinada. Seus pais se separaram quando ela ainda era jovem, e depois que sua mãe se apaixonou e casou novamente, sua vida numa mais foi a mesma. Com quatro irmãos mais novos, um padrasto monstruoso e uma mãe incapaz de salvar os próprios filhos, Eleanor vê sua vida começar a desmoronar.
Park por outro lado é filho de uma Coreana e um americano e o tipo de garoto apaixonante, inteligente e meio misterioso, apaixonado por quadrinhos de super heróis e boa música.
O livro é contado de forma que, a partir das primeiras páginas, o leitor é capaz de se sentir parte da história. A leitura não é cansativa, os capítulos são bem curtos e se dividem na visão de Eleanor e Park.

 

 

Eleanor & Park é um livro encantador, que nos remete ao primeiro amor, as sensações de se estar apaixonado, as descobertas feitas na adolescência, as dúvidas e principalmente ao frio na barriga causado pelas intensas paixões.
É um livro que vale super a pena ser lido e que, com certeza, não pode faltar na sua lista.
E pra quem ainda não sabe, a Entertainment Weekly ficou tão interessada pela história do casal que resolveu comprar os direitos autorais da obra, ou seja, Eleanor & Park irá virar filme!
A previsão para o início das gravações é 2015 e a própria autora, Rainbow Rowell, irá escrever o roteiro ^^
E pra fechar com chave de ouro, deixo aqui uma pequena playlist com quatro músicas super lindas que são citadas no decorrer do livro.

 

Espero que tenham gostado. Beijos e até a próxima!

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

novembro 1, 2014

RELATED POSTS

2 Comments

  1. Responder

    Juliana Dutra

    novembro 11, 2014

    Oi! Que legal esse livro, fiquei animada pra ler!*-* só tenho que conseguir ele por aqui. E tomara que o filme saia bem feito, né? Uma boa produçao.
    Um beijo!
    escritos-de-uma-garota.blogspost.com.br

    • Responder

      Maria Simone

      abril 23, 2015

      Aaii nem fala! Eu sempre fico meio ansiosa quando um livro que gosto muito vai pras telonas. Torcendo pra dar tudo certo (yn) E se tiver a oportunidade leia sim. É um livro maravilhoso!
      Beijinhos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO