InLiteratura

Dicas para limpar e organizar sua estante de livros

Comecei a minha pequena coleção de livros há alguns anos, mas no inicio o intuito nem era ter tantos livros. Eu não tinha muitos amigos leitores com os quais eu pudesse pegar alguns livros emprestados, então quando eu queria ler algo novo, ia lá juntando meus trocados pra comprar. A pilha foi crescendo, e eu me vi precisando de uma estante pra deixá-los organizados e bem cuidados.

Nesse processo, os poucos livros que eu já tinha não eram tão bem cuidados. Eu não tinha uma boa noção do que fazer pra deixá-los “como novos” então eu tenho alguns livros bem manchados. Cicatrizes dos meus anos de desleixo. Mas assim que a pilha foi aumentando, fui correndo atrás de dicas e busquei saber o que eu podia e o que eu não podia fazer. Algumas coisas aprendi na marra mesmo hahahaHoje em dia eles mantem a forma de novos (Glória!) e eu resolvi passar um pouco dessas dicas pra vocês, a fim de ajudá-los também. Vamos lá!

Limpeza

Bom, pra começar vamos relembrar as dicas óbvias, mas que é sempre bom relembrar: Nunca marcar o livro com a orelha, nem dobrar o cantinho da página, não passar as páginas umedecendo as pontas dos dedos com a saliva (passe as páginas pela parte de cima).

  • Os livros precisam respirar, então o ideal é que sua estante seja aberta. Ambiente fechados pode até evitar que se acumule muito pó, mas também é o ambiente ideal para o aumento da umidade, e até mesmo de insetos e fungos.
  • É necessário limpar toda a estante ao menos uma vez por semana para tirar o pó. Passe uma flanela fofinha e seca nos livros e na estante. Não é muito aconselhado o uso de lustra-móveis ou produtos parecidos por que estes podem deixar resíduos e acabar manchando os livros. Você pode aproveitar esses dias de limpeza geral pra realizar a dica 3.
  • Sempre que possível folheie o livro para deixar as páginas “respirarem”. As folhas, quando passam muito tempo paradas acabam ficando meio ressecadas e até mesmo quebradiças.

Organização

A forma como você organiza os livros na estante também interfere na conservação. Então vamos às dias:

  • Pra começar, não deixe seu livro por tempo prolongado exposto no sol.
  • Não guardar o livro em saquinhos de plástico, papel pardo, até mesmo naquela caixinha dos boxs de livros, etc. Isso faz com que os livros não respirem, logo…
  • Deixe sempre um espaço entre os livros e a estante/parede e até mesmo um espaço entre a estante e a parede. A parede possui umidade, e esta sempre acaba se transferindo para os livros.
  • Os livros também devem ficar folgadinhos sabe. De modo que, quando você quiser tirar um livro, é só empurrar os livros pro lado e não precisar puxar pela lombada podendo danificá-la.
  • Na hora de ler, nunca force muito a lombada, principalmente em livros muito grandes, pois a costura pode romper.
  • Deixe sempre os livros na vertical. Deixá-los na horizontal faz com que o peso dos livros de cima destruam a lombada dos livros debaixo. Se tiver que pô-los na horizontal, use no máximo dois livros empilhados.

Decoração

E aí é só brincar com a decoração! Você pode organizar seus livros do jeito que mais te agrada: Por título, por autor, por séries, por cor…
No momento minha estante está uma mistura de autor, com série, mas já tive divida por cores também.

Disfarcem a péssima qualidade da foto.

No inicio achei que não conseguiria me acostumar vendo todas as minhas séries espalhadas pelas prateleiras, mas acabei gostando do visual e deixei por bastante tempo.

Há! E não esqueçam que livros gostam de serem lidos. Então se você tiver um livro que você não lê, que não te interessa, doe! Pode haver pessoas querendo lê-lo e assim você abre espaço na sua estante pra livros novos.


E é isso pessoal!
Espero que gostem das dicas e que seja bem útil.
Beijos e até à próxima!

0

Você também pode gostar

Deixe uma resposta