O que eu tenho a dizer sobre: O projeto Rosie, de Graeme Simsion

Print
   Título original: The Rosie Project
   Autor(a): Graeme Simsion
   Editora: Galera Record
   ISBN.: 9788501402219
   Número de páginas: 316

 Sinopse:

“Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado… e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.”

Amazon ♥ Submarino ♥ Saraiva ♥ AmericanasLivraria Cultura ♥
Adicionar ao Skoob

O Projeto Rosie conta a história de Don Tillman um homem de 40 anos, professor de genética, com uma incrível falta de habilidade social e com a vida mais organizada (e quando digo organizada quero dizer minuciosamente) que se pode ter. Comendo lagosta com salada de Wasabi toda terça-feira graças ao seu Sistema de Refeições Padronizadas, cronometrando o tempo de suas tarefas adequadamente para evitar qualquer desperdício de tempo e sua memória incrivelmente precisa, Don segue sua vida sozinho, tendo apenas dois amigos: Gene e Claudia e achando que nunca seria capaz de encontrar uma companheira que se adequasse ao seu modo de vida.

IMG_5068 copy

Como geneticista, Don acredita que tudo pode ser solucionado com uma pesquisa cientifica e com a escolha pra sua parceira de vida não poderia ser diferente. Um belo dia, ele tem um insight e pensa: “por que não criar um questionário com as competências que são necessárias em minha companheira a fim de selecionar a pessoa perfeita?

E assim o faz. O Projeto Esposa. Baseado em uma serie de qualidades/defeitos que as mulheres deveriam ou não poderiam ter. Fumar, beber demasiadamente, usar muita maquiagem ou bijuterias, chegar atrasada ou muito adianta em um compromisso, ter preferência por um sabor de sorvete e mais alguns requisitos estão presentes no questionário.

IMG_5062 copy

Depois de enviar o questionário pra diversos sites de relacionamentos e até entregar alguns pessoalmente, Don está certo que em breve conseguirá encontrar a mulher perfeita, com quem poderá dividir sua vida.

É aí que surge Rosie. Fumante, garçonete de um bar, com cabelos coloridos artificialmente, está sempre atrasada, vegana que só come frutos do mar de origem sustentável e completamente inadequada. Por conta de um mal entendido os dois acabam jantando juntos e Don descobre que a mãe de Rosie morreu guardando um grande segredo: a identidade do seu pai biológico e que Rosie gostaria de descobrir quem seria este homem.  Unindo sua habilidade de geneticista, seu acesso ao laboratório para fazer os testes de DNA e as habilidades sociais de Rosie eles se juntam em um novo projeto chamado O Projeto Pai. É nessa aventura que Don descobre que nem tudo na vida pode ser planejado e que o amor as vezes acontece de formas inexplicáveis.

“Os seres humanos muitas vezes deixam de enxergar o que está perto deles e que parece óbvio para os demais.”

Recentemente li O Projeto Rosie pela segunda vez e, como da primeira vez que eu o li, o livro me divertiu bastante e me fez rir várias vezes. Ele é um livro com uma história bem leve, muito gostoso de ler, que te prende à narração do início ao fim. Os personagens são bem desenvolvidos durante a narrativa e o tema subjetivo abordado na trama é, além de bem interessante, muito importante.  No primeiro capítulo Don é convidado a substituir seu amigo Gene em uma palestra sobre a Síndrome de Asperger. A palestra é realizada para várias crianças portadoras da síndrome e para os seus pais. É graças a esse principio que podemos justificar várias das atitudes tomadas por Don no decorrer do livro e ver como funciona o comportamento dos portadores da síndrome.

“Como a Síndrome de Asperger só foi reconhecida recentemente como um transtorno do espectro autista, o número exato de pessoas portadoras da doença ainda não é exato. Estimativas mostram que a ocorrência do transtorno pode ser mais comum do que se acreditava: uma entre 250 crianças aparentemente são diagnosticadas com a síndrome. Outros números dos Estados Unidos mostram que a incidência da doença pode ser bem menor (uma em cada dez mil crianças, aproximadamente).”

Créditos: Minha Vida

O livro possui folhas amarelas e a gramatura é ótima, não senti minha vista cansada durante a leitura em nenhum momento. E o que falar dessa capa que é tão linda e maravilhosa? Ela, com certeza, é uma das capas mais bonitas da minha coleção. Ela tem um tom de beije e todas essas ilustrações que vocês veem na capa são em alto relevo (não lembro o nome desse material), incluindo o nome do livro e do autor. O mesmo acontece na parte de trás e na lombada.

IMG_5073 copy

O Projeto Rosie vai virar filme!

Pois é! A adaptação cinematográfica do livro já foi encomendada e será dirigida por Richard Linklater. Inicialmente, Jennifer Lawrence havia confirmado que estrelaria o filme interpretando Rosie Jarman, mas notícias recente informam que ela desistiu do papel. (Eu adoro a J. Law, acho ela ótima nos papeis que interpreta, mas eu não conseguia visualizar ela como Rosie Jarman). O filme será produzido pela Sony e ainda não tem data de lançamento definida.

Acho que já comentei aqui que sempre tenho medo quando livros que gosto muito  são adaptados para as telonas. Afinal, como não ficar né? Com a experiência de filmes como Percy Jackson, Insurgente e mais outros tantos é impossível não ficar com aquele pé atrás. O que ainda me deixa esperançosa para esse filme é o fato do roteiro ter sido escrito por Scott Neustadter e Michael Weber que foram responsáveis por filmes como 500 Dias Com Ela, O Maravilhoso Agora e as adaptações de A Culpa é das Estrelas e Cidades de Papel. Ainda não assisti Cidades de Papel, mas ACEDE ficou bem respeitável então tenho esperanças 😀

IMG_5051 copy

Agora é só esperar as noticias e descobrir como será a adaptação desse livro maravilhoso! E quem tiver a oportunidade de ler, leiam! 😉

Quem aí já leu? O que acharam dele? Me contem ali nos comentários!

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

outubro 26, 2015

RELATED POSTS

7 Comments

  1. Responder

    Bru Santos

    outubro 23, 2015

    Parece bem legal esse livro! Gostei da história e me deu muita vontade de ler.
    E gostei mais ainda de saber que vai virar filme! Já quero assistir!!

    Beijinhos 🙂
    Bru Santos ♥
    http://www.queseame.com

    • Responder

      Maria Simone

      outubro 24, 2015

      É um livro maravilhoso! Leia sim flor!

      Beijos!

  2. Responder

    Babi Lorentz

    outubro 26, 2015

    Não sabia sobre a novidade do filme, então adorei saber.
    Já li o livro e sou completamente apaixonada pela história. Com certeza é um livro que merece ser lido por grande parte da população, hahaha. E, fala sério, você também não lembrou do Sheldon de The Big Bang Theory?
    Beijos!

    • Responder

      Maria Simone

      outubro 26, 2015

      Menina! Eu só pensava no Sheldon enquanto lia esse livro, hahahaha. Só que mais charmoso e mais bonito. Ele acabou se tornando um dos meus “personagens amorzinhos” <3
      Beijo-beijo.

  3. Responder

    Juh Claro

    outubro 27, 2015

    Faz tempo que quero ler esse livro, sabendo que vai virar filme, me dá mais vontade ainda! Acho que se os roteiristas seguirem a mesma linha desses outros aí, vai ser bom sim.
    Adorei sua resenha <3 vou ter que recolocá-lo na wishlist hahaha

    Beijo!

    • Responder

      Maria Simone

      outubro 27, 2015

      Aaah fico muito feliz por ter gostado da resenha e por ter feito ele voltar pra sua wishlist 🙂
      Ele é um livro que realmente merece ser lido <3
      Beijos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO