Conhecendo a dança cigana

Olá (capitã péssima em introduções), bom hoje vou falar um pouquinho (pouquinho mesmo) sobre um assunto que me fascina/encanta/me deixa babando: a dança cigana!

12358070_1040117256039887_499470621_n

Sempre tive um enorme amor pela cultura cigana, mas só passei a conhecer um pouco mais em 2012, quando fui convidada por uma amiga a participar de uma slava cigana (uma comemoração cigana). Além das comidas maravilhosas, decoração com direito a fogueira e muitas fitas, roupas maravilhosas ( saias com metros e mais metros de roda, lenços e adornos dourados para as mulheres, sapato fechado e camisa de cetim, para os homens), o que se destacou pra mim, foi a dança.

Elas podem ser coreografadas ou apenas passos espontâneos que seguem o ritmo da música (tocada por uma banda especializada em músicas ciganas, diga-se de passagem), mas sempre têm como característica a demonstração da leveza e liberdade, que representam bem o povo cigano.

12319596_1040116062706673_1952431433_n

Vale ressaltar que existem vários estilos de dança cigana, já que o povo cigano é um povo nômade e foram se espalhando pelo mundo. Meus estilos favoritos são os da dança árabe e rumba.

Eu sempre fui uma pessoa super tímida, mas me sinto tão contagiada pela dança que arrisco um passinho ou dois, quando vou a alguma festa, pra mim, é impossível não querer dançar. Já pensei em começar a ter aulas em alguma academia de dança cigana (existem algumas espalhadas por aí), mas a faculdade não me deixa tempo nem disposição (cof cof dinheiro cof).

Vou deixar aqui também um texto que escrevi, depois da primeira festa cigana que fui:

E agora me vem uma vontade de dançar até meus pés ficarem doendo.. Vontade de girar ate ficar tonta. De rir até minha barriga e bochechas ficarem cansados.. Como se eu pudesse ter e perder o controle de tudo em fração segundos e apenas me divertir, ser feliz. Energia boa fluía pelas minhas mãos, podia sentir na ponta dos dedos toda sensação de alegria passando como corrente elétrica. Naquele momento esqueci qualquer preocupação, qualquer desconforto, eu só queria dançar.

11

E se quiserem conhecer um pouco mais da dança, é só dar play no vídeo abaixo 😉

RELATED POSTS

DEIXE SEU COMENTÁRIO