O que eu tenho a dizer sobre: Fangirl, de Rainbow Rowell

Fangirl-RaibowTítulo original: Fangirl
Autor (a): Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
ISBN.: 9788542803686
Número de páginas: 256

 Sinopse:

Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme
Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar.

Saraiva Amazon Submarino 

 

 

O primeiro dia de aula é sempre muito difícil, ainda mais quando você é extremamente tímida e está começando o primeiro dia da faculdade. É por essa situação que Cath e sua irmã gêmea Wren estão passando. Enquanto Wren está toda animada com o início da faculdade e só quer saber da sua nova amiga e colega de quarto Couther, Cath está extremamente nervosa com a possibilidade de ter tantas pessoas desconhecidas ao seu redor querendo fazer amizade (ou não querendo) e de passar a morar com uma desconhecida. (Wren decidiu que não queria ter Cath como colega de quarto, já que o intuito era conhecer gente nova e, como gêmeas as pessoas iriam olhar estranho pra elas). Cath e Wren foram criadas apenas pelo pai. A mãe às abandonou quando ainda eram pequenas por que achava que a vida de mãe não tinha sido feita pra ela. A ideia de deixar o pai sozinho em casa, longe das filhas também deixava Cath um pouco nervosa.

IMG_6709 copy

Além de toda essa ansiedade, Cath (que é uma nerd nata) ainda precisa driblar os trabalhos, matérias, provas e testes como a obra de sua vida: continuar a escrever Carry On, Simon. Em Fangirl existe uma série de livros chamada Simon Snow que é parecido com o nosso Harry Potter na vida real. No livro foram lançados 7 livros até o momento e o 8º está prestes a sair. Cath escreve fanfiction sobre a saga desde que a conheceu. Junto com sua irmã, Cath criou um mundo inteiro e milhares de seguidores espalhados pelos mais diversos cantos do mundo que acompanham e esperam ansiosos pelos próximos capítulos.

IMG_6832 copy

Mostrando seus talentos mais uma vez, Rainbow Rowell nos dá um livro leve, de leitura fácil e saborosa. Fangirl não é um livro cheio de ação. Muito pelo contrário. É um livro que conta a trajetória de Cath nessa nova fase da sua vida. Vemos como ela se adapta às aulas, faz amigos, cuida do pai e da irmã, conhece Levi (<3), se relaciona com a mãe que as abandonou e continua a escrever Carry On, Simon. E é isso. Ele é sincero e envolvente. E foi isso que me encantou no livro.

Contado em terceira pessoa, a história é focada em Cath, mas de uma forma tão gostosa que parece que você está dentro da cabeça dela o tempo todo. Os personagens são marcantes e bem escritos e cheios personalidade. A única coisa que percebi é que ela poderia ter explorado mais a história de Levi. Mesmo assim, esse foi o terceiro livro da Rainbow que eu li e mais um crush literário foi adicionado na minha lista hahaha

IMG_6835 copy

Há muito de Cath em mim. Talvez por isso eu tenha me identificado tanto com a história. Sempre fui extremamente tímida. Pra vocês terem uma noção, no início das aulas, que ela não sabia onde ficava o refeitório do prédio da faculdade onde mora, ela comia apenas barras de cereal no almoço pra não ter que passar pelo constrangimento de procurar o refeitório, depois pegar a comida e ter que procurar um lugar para sentar sozinha e comer. É legal ver Cath enfrentando seus próprios medos em uma fase ao mesmo tempo difícil, cansativa e decisiva na vida de todo adolescente.

Eu tenho duas edições desse livro, a hardcover em inglês (que eu já mostrei todos os detalhes nesse post aqui) e a edição em português que foi lançado aqui no Brasil pela Novo Século Editora. Preciso dizer que a Novo Século fez um ótimo trabalho com essa edição. Eu amei as cores. Esse verde é só amor e na parte interna é esse tom de rosa maravilhoso <3. Os capítulos são bem pequenos, e antes do começo de cada um deles tem um trecho de algum dos livros de Simon Snow ou de algum Fanfic escrito por Cath.

IMG_6801 copy IMG_6811 copy IMG_6818 copy IMG_6819 copy IMG_6829 copy

Não senti muitas diferenças entre as duas versões. A tradução está bem fiel. A edição em inglês é super tranquila, então, se você está procurando um livro pra melhorar seu inglês, essa pode ser uma boa opção.

No ano passado a autora lançou Carry On, baseado nos livros que são apresentados em Fangirl e representa o oitavo livro da série.

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

fevereiro 29, 2016

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Jesi

    fevereiro 29, 2016

    Que livros fofos! Parece muito interessante.
    Não conhecia ainda e seu post me deixou bastante curiosa.
    Ainda mais porque sou bastante tímida também e sempre fui muito focada nos estudos.
    Acho que vou me identificar.
    Beijos!

    • Responder

      Maria Simone

      março 1, 2016

      É um livro com edições tão fofas! E a história também é super legal. Se tiver a oportunidade, leia sim ^^
      Beijos!

  2. Responder

    Gêmeas de Rosa

    outubro 22, 2016

    Um dos motivos para eu ter comprado este livro foi a capa que eu achei muito fofa, mas também porque eu achei a sinopse muito interessante. Porém, confesso para você que eu não gostei do livro. Tentei lê-lo duas vezes e nas duas eu simplesmente não conseguia prosseguir com a leitura. Não conseguia entender algumas partes e a leitura tornou-se maçante, o que me fez parar imediatamente. Ou seja, ele está guardado na minha estante e eu não pretendo começar a lê-lo novamente hahaahahaha.

    • Responder

      Maria Simone

      novembro 3, 2016

      Poxa, que pena =/
      Mas quem sabe um dia, futuramente, você não resolve dar outra chance, né?
      Você já leu mais alguma coisa da autora?
      Beijos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO