InLiteratura

Dicas para criar o hábito de leitura

Desde a época de colégio, no ensino médio, muitos amigos e conhecidos me viam carregando livros dentro da mochila e eu sempre ouvia o famoso: “Nossa! Que legal você gosta de ler… Eu queria muito começar a ter esse hábito, mas eu não consigo. Não sei como faço”. Daí, começavam a me pedir dicas e mais dicas de por onde elas poderiam começar, qual era o melhor livro e etc. etc. e tal.

Eu sempre fazia o possível para ajudar e dar várias dicas. Alguns dos amigos mais próximos (que eu sabia que iriam cuidar) eu emprestava um ou outro livro (Percy Jackson e os Olimpianos na maioria das vezes) e assim muitos deles começaram a se interessar pelo universo literário e saíram em busca de viver suas próprias experiencias e testarem o tipo de livros que gostam ou não.

O tipo de literatura preferida de cada um é muito relativo. Tem gente que é apaixonada por August Cury, eu por exemplo, não consigo ler livros de auto ajuda. As vezes aquela famosa frase: “Eu não gosto de ler” é causada apenas pelo fato de que a pessoa ainda não encontrou aquele livro. Aquele que à faz perder o folego e nunca mais soltá-lo na vida. Eu por exemplo, por ser bem medrosa, acreditava que eu não conseguiria ler um livro de terror e eu acabei descobrindo que terror/suspense andam se tornando o meu gênero literário favorito. Então como saber do que você gosta? Testando!

IMG_0474 copy

Hoje resolvi fazer esse post dando algumas dicas de como começar esse hábito de leitura. Minha primeira dica útil? Comece lendo esse post todo 😉 

1. Leia o mundo que está à sua volta

Todos nós somos cercados por palavras, frases e textos. Seja no caminho até o seu trabalho, seja no jornal que você compra na banquinha, sejam as notícias do site favorito ou aquele texto gigantesco que sua tia avó posta todo dia de manhã no Facebook. Então, se você os lê, por que não pode começar a ler um livro? Comece a prestar atenção em textos e crônicas que você encontra por aí, leia o rótulo do shampoo no banho, leia aquele outdoor que fica na esquina da sua casa, mas que você nunca deu muita atenção pra ele. Leia! Vá aproveitando todas as oportunidades que tiver e acrescente mais vocabulário em sua vida.

 

2. Visite bibliotecas/livrarias no seu tempo vago

Sabe aquele dia que você vai ao shopping assistir à um filme e acaba pegando uma sessão mais tarde do que gostaria e tem que ficar lá no shopping esperando até o filme começar? Aproveite esse tempo para entrar em uma livraria! Olhe os títulos, veja se algum te interessa, leia as sinopses. Pesquise, pergunte. Se o lugar oferecer um local para sentar e ler parte do livro, leia. Teste. A história pode te interessar e você acaba voltando com um filhote pra casa

Se a sua cidade tiver biblioteca, aproveite um dia tranquilo e vá visitá-la. Conheça os livros que estão ali a sua disposição. Esteja um pouco dentro desse universo literário. Dê uma chance à ele.

 

3. Como escolho meu gênero literário?

Não adianta apenas querer começar a ler e pegar qualquer livro que vier na frente para isso. Às vezes, aquele livro não faz o seu tipo e nenhum daqueles gêneros vai fazer. Uma pergunta que geralmente faço à quem me pergunta com que livro começar é: “Que tipo de filme você gosta?”. Se uma pessoa é apaixonada por filmes de terror, não vai gostar muito de ler um livro do Nicholas Sparks, por exemplo.

Então tome nota dos seus filmes/séries favoritos para encontrar um livro que esteja dentro dos seus gostos. Pense em seus 5 filmes favoritos, identifique o gênero e pesquise sobre livros parecidos. É sempre bom ver o que outras pessoas falam sobre aquele livro, também. Senhor do Anéis, por exemplo, é um livro super mega, power, blaster, master descritivo e, embora você goste do filme, pode ser que o livro já não te atraia tanto.

 

4. Leia sobre o que você ama

Você tem uma pessoa pela qual é completamente apaixonado(a)? Um herói de guerra? Um líder rebelde? Ou até mesmo um cantor/ator de sucesso? Leia a biografia deles! Aprenda mais sobre eles. Isso aumentará seu vocabulário e pode fazer você ver que pode sim, ler um livro. Mas não se prenda só à isso. Vá variando e procurando outros livros que possam te interessar.

 

5. Aproveite os pequenos momentos para começar a leitura

A ida de casa para o trabalho e a volta, caso você utilize condução, é uma ótima hora para ler um pouco e se perder em palavras fazendo com que a viagem dure bem menos do que o esperado (mas não vá perder seu ponto e passar direito, ein) além disso a leitura é um ótimo passatempo nas filas do banco e no consultório médico.

 

IMG_0493 copy

 

Se você está realmente tentando criar o hábito de ler e chegou até o final desse post, saiba que eu estou extremamente orgulhosa de você! Esse é o clima!

Eu espero que vocês tenham gostado e que as dicas sejam produtivas pra vocês. Agora é só colocar todas essas dicas em prática e mãos à obra 😉

4

Você também pode gostar

4 Comentários

  • vanessa

    Olá lindona.
    Eu sou apaixonada pelo mundo literário, amo ler desde sempre rs
    Achei ótimo esse post. É sempre bom incentivarmos a leitura nas pessoas, porque ler além de ser bom demais nos leva para vários mundos e nos dá conhecimento.
    Beijos.

    abril 1, 2016 at 10:13 PM Reply
    • Maria Simone

      Com certeza, flor! Também amo ler desde sempre e acho que todo mundo tem que encontrar “o seu pé de meia” na literatura hahaha
      Obrigada pela visita <3

      Beijos!

      abril 3, 2016 at 12:04 AM Reply
  • Senhorita Meow

    Eu não gostava de ler, a partir do momento que meu pai me deu um livro infanto juvenil quando era criança comecei a endoidar por livros. Eu também sou medrosa com terror kkkk não vejo filmes nem leio sobre, vai que um dia eu também comece a ter coragem e goste que nem você? Realmente você esta certa, a leitura é para todos basta você ver qual o gênero ideal, minha amiga não gosta de ler, mas tem uns livros que os olhos dela brilham para querer ler… Ela não quer admitir mas gosta sim de ler.
    Amando o seu blog, principalmente as partes sobre livros haha >.<

    abril 10, 2016 at 8:21 PM Reply
    • Maria Simone

      Menina, até hoje não consigo ver filmes com fantasmas, espíritos e essas coisas. Morro de medo hahahaha. Também comecei a ler desde pequena e é um hábito que carrego até hoje.
      Fico feliz que tenha gostado do blog *-*
      Beijos!

      abril 11, 2016 at 4:37 PM Reply

    Deixe uma resposta