O que eu tenho a dizer sobre: O Corpo fala, de Pierre Weil e Roland Tompakow

O Corpo Fala - Resenha

Mês passado eu resolvi participar do desafio Floresta Mágica Literária que, pra quem ainda não conhece, é um desafio criado pelo Vini do canal Toca do Coelho.
Nesse desafio todo mês é sorteado uma criatura mágica que corresponde à um gênero literário. No mês passado o gênero foi não ficção. Como eu mostrei nesse post aqui o meu livro escolhido foi O Corpo Fala, do Pierre Weil e Roland Tompakow e é sobre ele que eu vim conversar com vocês hoje.

o-corpo-fala-pierre-weilTítulo original: Love Letters to the Dead
Autor (a): Pierre Weil e Roland Tompakow
Editora: Vozes
ISBN.: 9788532602084
Ano 2001
Número de páginas: 288

 Sinopse:

O livro tenta desvendar a comunicação não-verbal do corpo humano, primeiramente analisando os princípios subterrâneos que regem e conduzem o corpo. A partir desses princípios aparecem as expressões, gestos e atos corporais que, de modos característicos estilizados ou inovadores, expressam sentimentos, concepções, ou posicionamentos internos. Acompanham 314 ilustrações.

Saraiva Amazon Submarino 

 

O Corpo Fala é um livro teórico que nos ensina a ler, de uma forma prática e irreverente, a linguagem silenciosa do corpo. Com O Corpo Fala aprenderemos a perceber diversos aspectos na postura de uma pessoa para saber se sua linguagem corporal, se o seu “eu interior”, está de acordo com o que ela está dizendo.

O Corpo Fala - Resenha

De inicio o livro é um tanto complicado. Há bastante parte teórica e explicativa que é  difícil compreensão para um leigo no assunto (como eu). Há muitas referencias à outros temas também que se tornam complementares. Precisei fazer algumas pesquisas para entender o contexto geral do que era explicado.

Além do texto, o livro é repleto de imagens de situações diversas, inclusive do nosso dia a dia, que ilustram o que os autores estão explicando. A leitura é bem simples e a gramatura dele está maravilhosa. As imagens e os textos se mesclam de uma forma impecável.

O Corpo Fala - Resenha

O mais legal do livro é que durante a leitura e após ela, você se pega prestando atenção nos movimentos das pessoas ao nosso redor e nos nossos próprios movimentos sem perceber. Você está lá conversando e “booom”! Se pega pensando: “Veja só como eu estou sentada! A posição dos meus pés, do cotovelo, o corpo inclinado…” e se pega lendo todos esses detalhes e verificando como eles batem com tudo o que estamos sentindo internamente. Mesmo que isso não esteja em harmonia com o que estamos dizendo.

É claro que o livro não é uma fórmula mágica. Você não vai ler e a partir daí conseguir entender todos os atos corporais e fazer deles verdade absoluta. Mas para quem está querendo começar a entender um pouco mais sobre o assunto, o livro é mais que indicado.

O Corpo Fala - Resenha

Agora me contem aí se vocês já leram o livro, se ele interessa à vocês. Caso já tenham lido, o que acharam?

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

RELATED POSTS

6 Comments

  1. Responder

    Grazielle

    junho 16, 2016

    Si, amei suas fotos, estão lindas como sempre!!! ♥
    Não sei se eu leria esse livro. Não faz meu gênero. Acho que me perderia completamente e isso me faria abandonar a leitura. (risos)
    Sua resenha ficou ótima. Dá até uma vontade de ler. 😉
    Beijos.

    • Responder

      Maria Simone

      junho 17, 2016

      Obrigada Grazi ♥
      Acho que foi por isso que eu demorei tanto tempo pra ler também. Sempre passava outros livros na frente e ia deixando esse pra depois. No geral, é um livro bem legal, mas fui intercalando com outras leituras também, assim eu não perdia a vontade de ler tão fácil.
      Beijos!

  2. Responder

    Kemmy

    junho 16, 2016

    Eu ganhei esse livro do meu primo, mas acabei trocando :X depois me arrependi!
    Acho bem interessante isso de linguagem corporal e, mesmo não tendo lido o livro, sempre me pego observado a postura alheia e a minha própria (apesar de raramente fazer algo para mudá-la, independente da situação haha)
    Quero ler um dia 🙂

    Beijos,
    Kemmy – Duas Leitoras

    • Responder

      Maria Simone

      junho 17, 2016

      Eu ganhei ele quando ainda estava na faculdade (uns 3 anos atrás) e sempre olhava pra ele e pensava em ler, mas acabava passando outros na frente hahaha.
      E tenho que confessar que eu também sou dessas! Eu percebo minha postura em algumas situações, mas não faço nada pra mudar.
      É um livro que vale super a pena ser lido!
      Beijos!

  3. Responder

    Eliete Marly Albuquerque Miranda

    janeiro 10, 2018

    Li o livro é recomendo muitíssimo.
    Em especial para profissionais que atuam com atendimento de pessoas, estudantes da área de humanas, terapeutas e estudiosos das relações sociais .
    A leitura e divertida e leve, considerando as inúmeras ilustrações, ao mesmo tempo, técnico com as letras menores e rodapé com indicações de outras fontes e pesquisas.
    Compreender a expressão não verbal é fundamental para pessoas que atuam em mediação de conflitos , área de educação, psicologia, saúde, assistência social, marketing , logicamente curiosos do assunto rs rs.
    Abraços

  4. Responder

    Ricardo Augusto Curcio

    novembro 23, 2018

    Olá Maria Simone!
    Me interessei pelo livro e busquei dicas e resenhas sobre ele. E você me ajudou muito na decisão, vou ler este livro.
    Obrigado por sua ajuda!

DEIXE SEU COMENTÁRIO