O que eu tenho a dizer sobre: Temporada de Acidentes, de Moïra Fowler-Doyle

“Então, brindemos à temporada de acidentes, ao rio que correr sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas. Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão. Mais um brinde à estrada de água.”

 

 page_1Título original: Accident Season
Autor (a): Moïra Fowler-Doyle
Editora: Intrínseca
ISBN.: 9788580578942
Ano 2016
Número de páginas: 256

 Sinopse:

Guardem as facas, protejam as quinas dos móveis, não mexam com fogo.
A temporada de acidentes vai começar.

Acontece todo ano, na mesma época. Todo mês de outubro, inexplicavelmente, Cara e sua família se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que, afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.

Amazon ♥ Submarino ♥ Saraiva ♥ AmericanasLivraria Cultura ♥

 

Resenha Temporada de Acidentes

Temporada de acidentes foi um dos livros que recebi da Editora Intrínseca no mês de Junho (o primeiro mês da nossa parceria ♥ Você pode conferir os livros que recebi aqui). Assim que os livros chegaram eu já fui escolhendo esse pra começar a leitura. Eu já estava bem curiosa com ela havia muito tempo, então não deu pra esperar muito tempo.

O livro conta a história da Cara e da sua família. Todo ano no mês de outubro coisas estranhas acontecem com ela e sua família de modo que eles ficam muito mais propensos a sofrerem acidentes gravíssimos. Penas e braços quebrados, concussões, luxações, cortes profundos, atropelamentos etc, etc e tal. Mas esse ano promete ser o pior de todos eles.

Tudo começa quando, olhando algumas fotos, Cara percebe que em todas elas (quando eu digo todas, são todas mesmo! As tiradas com o celular, com máquina digital, as fotos que estão coladas em álbuns) aparece uma menina que estuda em sua escola e que já foi sua amiga: Elsie. Em todas as fotos sempre é possível encontrar algum detalhe de Elsie, quando seu rosto não está aparecendo é possível ve-la de costas ou um pedaço de sua saia ou de seu suéter surrado que ela nunca troca, seu cotovelo, sua perna. Seria isso possível? Ou Cara está apenas ficando louca? O problema é que Elsie parece ter desaparecido… Ou será que ela nunca existiu?

Em meio à vários acidentes, os segredos que estavam enterrados profundamente nessa família começam a vir à tona. Guardem as facas, protejam os cantos dos móveis, escondam as chaleiras e se livrem do fogão à gás. Estão preparados para essa temporada de acidentes?

 

Resenha Temporada de Acidentes

Temporada de Acidentes é livro de leitura leve e fácil. Relativamente pequeno, tem apenas 255 páginas. É um livro que dá pra ler em 1 um dia, no máximo dois. Eu demorei um pouco mais porque em um ou dois dias eu não tive tempo de pegar no livro, mas a historia em momento algum saia da minha cabeça. Eu ficava ali ansiosa para dar continuidade à leitura e descobrir todos os segredos e mistérios por trás da temporada de acidentes.

Fowley-Doyle nos deu um thriller psicológico magnífico e inteligente que mistura realidade e fantasia e que nos faz querer ler mais e mais. Durante a leitura você vai criando mil e uma teorias que explicam a temporada de acidentes e por que elas acontecem todo o ano, ao menos tempo em que vemos um romance (super lindo) se desenrolando. Todos personagens são bem autênticos e divertidos e foram muito bem desenvolvidos no decorrer da trama.

A narrativa é em primeira pessoa, contada do ponto de vista da Cara. É ela que vai nos contando o que acontece em sua família e vamos descobrindo um pouco mais sobre os segredos que Alice, sua irmã mais velha, Sam, seu ex-irmão postiço que acabou morando com eles depois que sua mãe se separou do pai dele e Bea, melhor amiga de Cara.

Resenha Temporada de Acidentes Resenha Temporada de Acidentes
Ao meu ver o final do livro poderia ter sido um pouquinho mais bem explorado. Por conta de alguns detalhes (que não entrarei em questão aqui para não dar spoilers), senti que o final ficou um pouco conturbado e acabou se tornando corrido, diferente do restante do livro que vinha contando a história de uma forma mais profunda, detalhada e gostosa. Senti que algumas pontas da estória ficaram soltas. Foram apenas alguns detalhes que autora deveria ter dado um pouquinho mais de atenção na hora de finalizar o livro para deixá-lo simplesmente perfeito. E mesmo sendo assim, ainda acho a classificação dele no Skoob bem baixa (3.8) para o qualidade da história.

No geral, eu me apaixonei pelo livro, me apaixonei pelos personagens e pela história deles.

Resenha Temporada de Acidentes

Quem aí já leu? O que acharam da história? Me conta ali nos comentário 😉


Selo parceiro Intrínseca 2016

 

Uma editora jovem, não só na idade — afinal foi fundada em dezembro de 2003 — mas no espírito inovador de optar pela publicação de ficção e não ficção priorizando a qualidade, e não a quantidade de lançamentos. Essa é a marca da Intrínseca, cujo catálogo reúne títulos cuidadosamente selecionados, dotados de uma vocação rara: conjugar valor literário e sucesso comercial.
Com uma apurada seleção de títulos, vários livros alcançam um expressivo número de leitores, figurando em listas de best-sellers por muitos meses, obtendo assim uma incomum unanimidade de elogios por parte do público, da crítica e do mercado. À bem cuidada curadoria editorial alia-se o apuro na produção gráfica, o que transforma as edições em objetos de culto a serviço da boa literatura.

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

julho 4, 2016

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Josiane

    julho 31, 2016

    Faz 1 mês que comecei. Mas a leitura não me prendeu. Parei um pouquinho, lioutros mas pretendo retornar em breve

    • Responder

      Maria Simone

      agosto 2, 2016

      Poxa, que pena Josi. No início ele é um pouco parado mesmo. Mas dá outra chance pra ele. Quem sabe você não acaba gostando 😉

      Beijos ♥

  2. Responder

    Mia

    agosto 25, 2016

    Oi, Si

    Eu li esse livro em um dia, pois ele era um dos livros da meta de um grupo de leitura que tenho com duas amigas. Era para ser lido em 15 dias, mas eu não aguentei. É realmente envolvente. Também dei 4 estrelas no skoob e a nota dele no skoob é mesmo baixa. Acho que a autora realmente só pecou no final, mas de resto o livro é muito bom.
    Parabéns pelo blog, é lindo!
    Beijos, Mia

    miaestanteliteraria.wordpress.com

    • Responder

      Maria Simone

      setembro 2, 2016

      Oi Mia!
      Muito obrigada ^^
      Realmente, o livro é maravilhoso e a trama me envolveu demais. Quando a gente começa é impossível parar de ler. Mas o final… hahaha

      Beijos! ♥

DEIXE SEU COMENTÁRIO