InLiteratura

6 livros que falam de amizade #SemanaEspecialPax

Olá meus amores! Tudo bem? Espero que vocês estejam ótimos. Como vocês já sabem o Crescendo em Flor é um dos parceiros da Editora Intrínseca em 2016. E à convite dela, do dia 15 ao dia 19/08 teremos uma semana especial cheia de post lindos falando sobre um livro ainda mais lindo: PAX, da Sara Pennypacker. Durante a semana, foram propostos alguns temas relacionados a história e alguns parceiros irão falar sobre eles em seus blogs/canais. Pra começar bem essa semana, resolvi falar sobre um assunto que está presente em toda a narrativa de Pax: a amizade

Por isso, hoje vou indicar 6 livros que, assim como Pax, fala sobre amizade ou nos mostra o quão importante é ter um grande amigo por perto.

 

Livros sobre amizade - #SemanaEspecialPax 1

1. O menino do pijama listrado é um drama maravilhoso. É impossível não se emocionar vendo a grande amizade entre Bruno e Shmuel.  O livro se passa na Alemanha em plena Segundo Guerra Mundial. O pai de Bruno é um oficial do exército nazista e recebe um alto cargo em um campo de concentração. Assim, mesmo sem entender muito bem o porquê, Bruno e sua família se mudam para uma casa próxima ao campo de concentração. Numa exploração pelo terreno da casa, Bruno acaba encontrando um cerca alta, com fios eletrificados no alto e, do outro lado da cerca, um menino da sua idade, vestindo um curioso pijama listrado. A partir daí os dois se tornam muito amigos e, mesmo com a cerca os separando, os dois conversam e brincam todos os dias.

É impossível não citar esse livro quando se fala de amizade. O Menino do pijama listrado é um livro incrivelmente doce, apesar do drama e de toda a dor que ele possa causar no leitor. É uma amizade sincera. Para eles, pouco importa raça, nacionalidade, credo. Eles são amigos. Gostam um do outro e ponto. Nesse livro, somos capazes de perceber a inocência de uma criança em meio a guerra e genocídio.

2. Extraordinário é um livro super fofo que conta a história do Auggie, um garotinho que sofre de uma deformidade facial chamada Síndrome de Treacher-Collins, combinada com uma anomalia genética rara. Tudo isso fez com que Auggie passasse por diversas cirurgias faciais e que estudasse em casa a vida toda. Até agora. O desafio de Auggie e de seus pais é se adaptar ao colégio e ao convívio com outras crianças. Extraordinário é um livro sobre bullying. Mas também é um livro sobre ser doce, ser gentil com as pessoas. Sobre enxergar muito mais do que simplesmente a aparência. É conhecer a alma.

3. Quando a gente fala sobre amizade, é impossível não citar O Senhor dos Anéis e a amizade do Sam (Samwise) Gamgee e Frodo Baggins, né? Sam acompanha Frodo durante toda o percurso para destruir o anel. Eles lutam lado a lado. Passam fome. Passam frio. Mas se ajudam. Uma das maiores amizades que poderia existir

 

Livros sobre amizade - #SemanaEspecialPax 24. Como não falar de Peanuts? Além de todas as tirinhas existentes que mostram a amizade entre “Minduim”, seu fiel cachorrinho e toda a turma, também temos um livrinhos especial que fala sobre a amizade . Como não amar?

5. Harry Potter, Hermione Granger e Rony Weasley. É até impossível pensar em um e não lembrar do outro. Sempre juntos, os três amigos passaram por todos tipo de perrengues. Até brigaram algumas vezes, mas isso nunca os separou de verdade.

6. Marley & Eu é outro livro com um drama fofo. O livro é baseado em fatos reais e conta a história do John e da Jenny com um cachorro que é pra lá de bagunceiro, desordeiro e que, literalmente, não tem adestrador que dê jeito. É um livro sobre amizade entre humanos e animais. Como a amizade presente no livro Pax


E essas foram as minhas dicas de livros que falam sobre amizade ♥. Quer indicar algum também? Me conta ali nos comentários 😉

 

PaxPeter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.
Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor.
1

Você também pode gostar

Deixe uma resposta