InLiteratura

Construindo jovens leitores – Como incentivar o hábito de leitura nas crianças

Recentemente estava lendo um artigo do site Galileu que falava sobre uma pesquisa feitas com adultos entre 60 e 96 anos, em países europeus, a fim de comprovar que crescer cercado por livros faz um bem incrível para as pessoas. A pesquisa comprovou que aqueles que lerem mais de dez livros que não eram leituras obrigatórias, ou seja, uma leitura por prazer, tinham salários 21% maior do que os demais.

Depois de ler o artigo eu fiquei pensando em quantos benefícios tem a leitura, não só para adultos, mas para as crianças também. E o quanto começar esse hábito desde a infância é vantajoso. Muito provavelmente, essa será uma prática que a criança levará ao crescer, desenvolvendo cada vez mais seu amor pela literatura. Nem preciso mencionar o quanto a leitura é benéfica não é? Aumento de vocabulário, a criança passa a se expressar melhor, ela passa a ter uma visão do mundo diferente, aumenta o senso crítico e mais um milhão de vantagens que, seu eu fosse descrever todas, ficaríamos aqui até o infinito e além.

Eu ainda não tenho filhos, mas tenho duas sobrinhas. E quero muito que elas tenham o mesmo amor pelos livros que eu tenho. Sempre fui muito estimulada pelos meus pais que sempre tinham livrinhos aqui em casa e sempre que possível minha mãe me levava à livrarias. E é daí que se formou o meu interesse pelos livros. Sei que muitas pessoas também tem a intensão de estimular essa prática seja em filhos, nos sobrinhos, nos netos.. Enfim! Por isso resolvi vir conversar um pouco com vocês sobre isso e dar algumas dicas que podem vir a ser úteis.

Incentivando a leitura em crianças

{Imagem: Via}

1. Frequente livrarias/bibliotecas com as crianças.

O contato da criança com os livros é imprescindível. Deixe-o conhecer os diversos livros existentes. Formas, cores, texturas… As crianças gostam disso. E passam a ver os livros como algo divertido. Algumas livrarias tem até aqueles espaços onde as crianças (e adultos) podem ler sem comprar os livros. Deixe-o encontrar um livro que o agrade e, se preciso, ajude-o com a leitura. O que nos leva ao segundo ponto.

2. Respeite o gosto das crianças.

Não adianta você querer que a criança crie gosto pela leitura se você quer que ela leia apenas o tipo de livros que você gosta. A criança pode não ter o mínimo interesse pelo seu gênero literário favorito ou o que você gostaria que ele lesse. Força-la fará apenas que ela perca o interesse pela leitura achando que todos os livros do mundo são tão chatos quanto aquele que ela está lendo. Respeito acima de tudo.

3. Leia para as crianças.

As vezes um livro mais complexo fica fácil de entender quando lido em voz alta. Tire um tempinho e leia para a criança. Você também pode aproveitar e ler junto com ela, ajudando nas partes mais difíceis. Intercalando nos diálogos.

4.   Faça pequenas peças de teatro sobre o livro.

Imagina que divertido para a criança. Você podem ler o livro juntos, depois organizar uma pequena peça com ela para algum membro da família. Ou ela pode atuar para você se ela ficar mais a vontade.

5. Converse sobre o que estão lendo.

Puxe assunto sobre o livro. Qual parte gostou qual não gosto e o porquê. Assim a leitura fica ainda mais interessante e a criança pode fazer uma interpretação do que está lendo através do que ela está lhe explicando.

6. Dê livrinhos que se adequem a idade.

Se a criança for muito pequena e ainda não foi alfabetizada, dê livrinhos interativos que contenham música ou o áudio book. Alguns tem bichinhos que se mexem ou de pelúcia pra deixar tudo ainda mais divertido. Você pode ler as histórias para ela e se divertirem juntos.

Incentivando a leitura em crianças

{Imagem: Via}

 


E é isso! Algumas dessas dicas estou começando a usar com as minha sobrinhas e tem funcionado. Sempre respeitando o ritmo da criança, você pode ir inserindo a leitura aos poucos na vida delas e as incentivando a sempre lerem mais e mais.

Me contem aqui em baixo nos comentários como seus pais, avós, tios ou professores incentivaram vocês a gostarem de ler. E pras mamães e papais de plantão: o que vocês fazer pra estimular isso nos seus filhos? Vamos trocar figurinhas?

Beijos! ♥

1

Você também pode gostar

Deixe uma resposta