O que eu tenho a dizer sobre: Percy Jackson – O ladrão de raios e O Mar de Monstros {HQ’s}

Percy Jackson é, sem sombra de dúvidas, uma das minhas sagas favoritas. Os livros marcaram uma fase muito gostosa da minha vida e me ajudaram a fazer muitas amigos a começar a ler. Meu exemplar de O ladrão de raios é um dos livros mais surrados da minha estante. Isso porque ele foi o livro que andou pelas mochilas de metade da sala do ensino médio. E eu me orgulho muito disso ♥

Mas não é só dos livros que o universo de Percy Jackson é feito. Agora temos também Graphic Novel da série. E é sobre eles que eu vim falar com vocês nesse último dia da semana especial do Rick Riordan, promovida pela Editora Intrínseca. Lançados respectivamente em 2011 e 2013, os HQs O ladrão de raios e O mar de monstros contam a estória que vimos nos livros de uma forma resumida e bem produzida.

Percy Jackson - O ladrão de raios e O Mar de Monstros {HQ's}

Eu amei a ideia de um HQ com a trama dos livros. Cheias de detalhes, é maravilhoso poder ver ali no papel todos os personagens que a gente ama tanto criando vida. É muito legal ver como seria cada um deles, ver o Acampamento Meio-sangue do jeito que é descrito no livro. Ver a ação entre os personagens acontecendo.

Os traços do HQ são incríveis, mas as cores escuras deixam a trama um pouco mais séria. Os personagens parecem mais maduros no HQ do que os descritos no livro. O Percy por exemplo que, no livro tem cerca de 12 anos, no HQ ele parece ter quase 17 anos.

A adaptação de Robert Venditti ficou excelente. Como se trata da adaptação de um livro de quase 500 páginas para um HQ, os  fatos, consequentemente, acontecem mais rápido. É uma sequencia mais acelerada de acontecimentos, mas isso não tira o encanto da estória de forma alguma. É claro que toda a história do livro não está lá ou o HQ teria muito mais de 800 páginas. Ele tem apenas as partes principais, ou seja, as que são crucias para o desenrolar da trama.

Percy Jackson - O ladrão de raios e O Mar de Monstros {HQ's}

 

Aliado ao bom humor que está sempre presente nos livros da saga, os HQs tem aquelas frases que marcam os livros e que conquistam os leitores. O HQ tem uma leitura bem fácil, você consegue ler em apenas um dia e, caso você já tenha lido os livros você vai amar ver a estória do nosso meio-sangue sendo contada de um ângulo diferente.

Os HQs exploraram os pontos que deveriam ter sido explorados nos filmes, quando foi feito o roteiro.

Se você ainda não conhece a história aqui vai o resumo: em O ladrão de raios, conhecemos o Percy Jackson. Um menino de 12 anos que tem deficit de atenção e que estuda em um colégio para crianças problemáticas. Todo ano ele acaba mudando de escola por conta de problemas. Mas dessa vez, ele arruma um problema bem maior. Depois de sua professora se transformar em um monstro com garras, culpá-lo de roubo e tentar matá-lo, ele descobre que deuses gregos realmente existem. E que eles ainda estão por aí.

Com a ajuda de sua mãe e de Grover – um amigo do colégio, que não é tão humano assim – eles vão para o acampamento meio-sangue. Um lugar onde semi-deuses – filhos entre os deuses gregos e humanos – vivem e treinam para virar guerreiros e também sobreviver. Lá ele descobre que algo terrível está acontecendo e que ele está sendo acusado. Agora, junto com Grover e Annabeth, Percy terá que provar sua inocência e dar um fim na história toda.

Percy Jackson - O ladrão de raios e O Mar de Monstros {HQ's}

Já em O mar de monstros, Grover some em sua busca por uma antiga entidade da natureza. E é através de um sonho que Percy descobre que o amigo está em perigo. Além disso, as defesas do acampamento meio-sangue estão por um fio. É preciso de um artefato mágico – o velocino de ouro – para manter tudo em ordem. Assim, Percy e alguns amigos precisam ir em uma arriscada empreitada para tentar salvar o amigo, trazer pra casa o Velocino de ouro e salvar o acampamento.

Os HQs são ótimos para dar uma complementada na leitura de quem já leu a saga completa de livros. Para quem ainda não leu nada, pode ser que a estória se torne um pouco confusa, já que o HQ não é tão completo e não possui todas as explicações que os livros contém.

De qualquer forma, se você apenas assistiu ao filme, os HQs são uma boa oportunidade de entender um pouco mais da história real (pelo amor de todos os deuses, ignore todos os filmes da franquia. Eles não tem nada a ver com as história da saga).

E se puder, não perca a oportunidade de adquirir os livros e os HQs dessa saga maravilhosa. Vale muito, muito a pena!

Você pode encontrar os livros citados nas lojas*:

AmazonSaraivaSubmarinoAmericanasLivraria Cultura

*Comprando através desses links, você me dá uma pequena ajuda para continuar mantendo o blog e o canal. Então muito obrigada ❤

Espero que vocês tenham gostado de conhecer mais um pouco mais desse formato da nossa querida estória.

Beijos!

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

RELATED POSTS

4 Comments

  1. Responder

    Leticia Santos Olegario

    dezembro 23, 2016

    ooi ainda não li nenhum dos livros pois não é meu gênero favorito!
    beeijos boas festas
    http://bellapagina.blogspot.com.br/

  2. Responder

    Maisa Santos

    janeiro 19, 2017

    Olá, ainda não li os livros (porque ainda não posso comprar e não quero ler digital), já assisti aos filmes, mais todos dizem que não tem nada haver com os livros. Amei o seu post e assim que eu conseguir comprar eu vou ler os livros. Bjoss da Isa!

    • Responder

      Maria Simone

      janeiro 22, 2017

      Menina, os filmes e os livros não tem NADA a ver. É tipo outra história e muito mal contada hahaha
      Espero que você consiga ler os livros o quanto antes. Eles são amor demais ❤
      Beijos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO