InResenhas

O que eu tenho a dizer sobre: Aconteceu naquele verão, organizado por Stephanie Perkins

Aaahhh o verão… Época de praia, piscina, um sol escaldante, ventos escassos, temporais e, em algumas vezes, férias! Eu não sou uma das pessoas mais chegadas ao verão, gosto mesmo é do frio, mas pra ser sincera esses contos até me fizeram gostar um pouquinho mais dessa época do ano.


Aconteceu naquele verão, organizado por Stephanie PerkinsTítulo original:
 Summer days and summer nights
Org.: Stephanie Perkins
Editora: Intrínseca
ISBN.: 9788551001158
Ano: 2017
Número de páginas: 384

 Sinopse:

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto “Mil maneiras de tudo isso dar errado”. No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes — talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar… e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor.

Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em “Cabeça, escamas, língua, calda”, a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante “Inércia”, dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo “O mapa das pequenas coisas perfeitas” é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz.

A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.

 Amazon ♥ Submarino ♥ Saraiva AmericanasLivraria Cultura ♥

Aconteceu naquele verão é uma antologia organizada pela Stephanie Perkins (que também organizou O presente do meu grande amor). O livro é formado por doze histórias de amor escritos por os mais diversos e famosos autores.
Todas as estórias é claro, se passam no verão e em sua grande maioria são voltados para as férias escolares do universo adolescente. Com contos bem escritos, o livro fisga o leitor conto após conto.

Eu nunca fui uma pessoa ligada a antologias e a verdade é que me decepcionei com a maior parte dos livros de contos que já li. Por isso, iniciei a leitura deste aqui com um bom pé atrás. E eu fique muito feliz por ter sido surpreendida tão positivamente.

Com contos que vão do puro romance ao terror, o livro nos transporta para os mais diferentes cenários. De um conto com monstros marinhos à um futuro com alta tecnologia. Passando por uma horda de zumbis comedores de cérebros e loopins temporais, esse livro tem contos para todos os gostos.

Aconteceu naquele verão, organizado por Stephanie Perkins

A maior parte dos contos foram muito bem desenvolvidos e são surpreendentes, os personagens foram bem construídos e são apaixonantes! É impossível não terminar cada um deles e ficar desejando que tenha mais estória.

Tirando um ou outro conto que não me cativou, que pra mim teve pouco sentido ou que me deu vontade de dar uns tapas na personagem principal, me vi apaixonada por a maior parte dos contos. Uma leitura bem leve que nos passa uma sensação muito gostosa dessa época do ano com contos divertidos e cheios de ação. Alguns contos abordam temas bem importantes, como relacionamento gay e o autismo. Assuntos que não são tão falados no dia a dia, mas que precisam ser tratados.

(…) escrevi esse conto na esperança de que os leitores se juntem a mim nesta tolice que é se apaixonar. Porque, se formos todos tolos, talvez haja alguma sabedoria nisso que chamamos de amor.

Uma das coisas que mais gosto em antologias é que elas nos possibilitam conhecer outros autores que, talvez, nunca paramos para dar o devido valor. Eu não conhecia boa parte dos autores de Aconteceu naquele verão. Mas o tipo de narrativa, o jeito como a pessoa escreve, me deixou maravilhada e com certeza, vou procurar conhecer um pouco mais do trabalho deles.

Engraçado, emocionante, assustador, divertido e com muito romance, esse livro é uma escolha certa pra ler durante as férias de verão (ou em qualquer outra época do ano). Cada um dos doze contos possuem de 20 a 30 páginas, no máximo, então é muito gostoso ler cada um deles se deliciando pelas mais diferentes e inesperadas estórias.

 

Aconteceu naquele verão, organizado por Stephanie Perkins

Outra coisa que eu não posso deixar de comentar é sobre essa capa ma-ra-vi-lho-sa. É muito legal poder ir lendo cada conto e depois encontrar os personagens retratados na capa do livro. Achei tão amorzinho! Sem contar nessas cores maravilhosas e nessa vibe positiva que ele passa.

Enquanto lia o livro, resolvi dar uma nota para cada um dos contos. Assim vocês poderiam ter uma noção de como é cada um e de quais gostei mais. Vamos lá:

  • Cabeças, Escamas, língua, cauda – Leigh Bardugo: 5,0 
  • O fim do amor – Nina Lacour: 3,5
  • O último suspiro do Cinemorte – Libba Bray: 4,5
  • Prazer doentio – Francesca Lia Block: 3,0
  • Em noventa minutos, vá em direção a North – Stephanie Perkins: 3,5
  • Lembranças – Tim Federle: 3,0
  • Inércia – Veronica Roth: 4,5
  • Amor é o último recurso – Jon Skovron: 4,5
  • Boa sorte e adeus – Brandy Colbert: 3,0
  • Nova atração – Cassandra Clare: 4,0
  • Mil maneiras de tudo isso dar errado – Jennifer E. Smith: 4,5
  • O mapa das pequenas coisas perfeitas – Lev Grossman: 4,5

E a convite da Editora Intrínseca, iniciamos hoje a Semana Especial Aconteceu naquele verão. Por isso, peguem seus óculos escuros, seu filtro solar e abram suas cadeiras de praia. Preparem-se para uma semana inteira dedicada ao livro! Ainda temos bastante coisa pra conversar sobre ele. Alguns com certeza entraram pra minha lista de favoritos. E é sobre isso que eu venho conversar com vocês por aqui amanhã. Vamos conversar sobre os contos, sobre os que mais gostei, os que menos gostei. Então não esquece de fazer uma visitinha aqui amanhã pra conferir um pouco mais sobre esse livro lindo e essas histórias tão maravilhosas 😉

Quem aí já leu? Quem se interessou? Me contem ali nos comentários :*

11

Você também pode gostar

11 Comentários

  • Maisa Santos

    Amei sua resenha, e que capa Linda!?
    Adoro contos, mas não sou muito boa pra resenhas rs. Parabéns Sí, pela resenha bem escrita e descrita… Bjoss da Isa

    fevereiro 6, 2017 at 3:06 PM Reply
    • Maria Simone

      Obrigaaada ❤
      Menina, a capa desse livro é muito maravilhosa! Amei cada detalhe dela. E eu também não me sinto muito confiante resenhando contos hahaha
      Gostaria de ter feito um vídeo sobre o livro, mas achei que o post escrito seria mais fácil para descrever o livro.
      Beijos!

      fevereiro 16, 2017 at 8:48 PM Reply
  • Patricia Christmann

    Que resenha mais amorzinho! Fiquei super interessada nesse livro, quero ler ele para poder me apaixonar também ❤
    Beijos
    Blog Saberes Literários

    fevereiro 6, 2017 at 4:13 PM Reply
    • Maria Simone

      Aaahhh que amor ❤
      Ele é um livro incrível! Vale muito a pena a leitura. Sei você vai se apaixonada também ^^
      Beijos!

      fevereiro 16, 2017 at 8:48 PM Reply
  • Marcela @ler_sim_ler_sempre

    Qro muito ler esse livro Li O Presente do Meu Grande Amor que também foi uma reunião de contos, porém de Natal E gostei bastante. Então com certeza esse está na minha lista pra futuras leituras Parabéns pelo Post, amanhã com certeza passo aqui pra vê o novo

    Marcela @ler_sim_ler_sempre

    fevereiro 6, 2017 at 4:43 PM Reply
    • Maria Simone

      Aahh sua linda ❤ Obrigada pelo carinho.
      Acredita que até hoje não li O presente do meu grande amor? E ele de vez em quando está a preço de banana no submarino, né? ¬¬’
      Mas até o final do ano eu vou conseguir comprar e ler. Tenho fé haha
      Beijos 😉

      fevereiro 16, 2017 at 8:50 PM Reply
  • Caroline Moreira

    Confesso que li a sinopse e já me vi ansiosa para começar a leitura! A sua resenha apenas terminou o processo de persuasão hahaha E esses títulos dos contos são lindos também! Estou curiosíssima para essa leitura.

    fevereiro 8, 2017 at 2:11 PM Reply
    • Maria Simone

      Siiiiim! Os títulos dos contos são mega fofos. Espero que você goste da leitura tanto quanto eu gostei ❤
      É um livro cheio de amor. De todas as formas de amor ^^
      Depois de ler, volta aqui e me conta o que achou, Carol 😉
      Beijos!

      fevereiro 16, 2017 at 8:55 PM Reply
  • Ingritt

    Gosto muito de ler contos! Agora estou com um projeto sobre contos na escola em que trabalho, estou pensando em comprar este livro para levar para sala de aula.

    Abraços

    fevereiro 15, 2017 at 11:06 AM Reply
    • Maria Simone

      Aaahh que legal!! Esse livro é uma boa escolha. Tem contos mais obscuros (como o da Cassandra Clare), mas nada demais dependendo da idade dos alunos.
      No geral é um livro super fofo e os alunos devem gostar bastante ^^
      Beijos!

      fevereiro 16, 2017 at 9:00 PM Reply

    Deixe uma resposta