Conheça o projeto escuto histórias de amor, da Ana Teixeira.

Não é de hoje que eu tenho o costume de fazer quase tudo ouvindo música. Sempre que estou trabalhando ligo uma música bem baixinho pra me ajudar a relaxar da correria que fica meu dia a dia. Música é como terapia pra mim. E foi em um desses dias, em que deixei músicas calmas rolando soltas, que eu ouvi a música Só sei dançar com você, da Tulipa Ruiz. Foi através do clipe dessa música que eu descobri o projeto Escuto histórias de amor, da artista plástica Ana Teixeira.

Com duas cadeiras, um estandarte com a frase “escuto histórias de amor” e um cachecol vermelho de tricô em produção, Ana Teixeira permanece ali, nas ruas. Aberta a conversas e segredos mais diversos relacionados ao amor. Um confessionário a céu aberto.

Residente de São Paulo, a artista plástica já realizou o trabalho tanto em sua cidade quanto em outros países como a Alemanha, Dinamarca, Canadá, França entre diversos outros. O projeto foi realizado de 2005 a 2012.

Projeto escuto histórias de amor, da Ana Teixeira.

E a ação é simples assim. A artista encontra um trecho da cidade, pode ser uma rua, uma praça e dispõe seu material ali. Enquanto espera uma companhia, ela tricota. E quando alguém se senta ao seu lado a fim de contar sua história ela estará ali, toda ouvidos. Dividindo sua atenção entre sua companhia e seu trabalho manual, ela encoraja a conversa, faz perguntas e sorri. Sempre demonstrando empatia e tentando deixar as pessoas cada vez mais confortáveis.

E as histórias contadas permanecem ali. Elas nunca são repassadas ou transmitidas a ninguém. É um segredo entre narrador e ouvinte. Aqui, não há julgamentos, não há sugestões, não há penitências. Apenas confissões de histórias surpreendentes. Das mais diversas histórias de amor. Ali, ela distribui calor. Amor. Todos nós gostamos de ser ouvidos e, acima disso, gostamos de ser entendidos. É tão gostoso poder conversar sabendo que não seremos julgados, independente de todos os segredos que guardamos. É bom desabafar. E é isso que Ana faz por seus interlocutores. Ela os escuta. Ela lhes transmite amor. Calor. Humanidade.

As histórias de amor não podem ser ouvidas. Ficam guardadas no barulho das ruas e na trama do tricô vermelho.

Projeto escuto histórias de amor, da Ana Teixeira.

Você pode conhecer mais sobre esse e outros trabalhos da autora acessando seu site: www.anateixeira.com

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

março 15, 2017

RELATED POSTS

6 Comments

  1. Responder

    Marcela

    março 13, 2017

    Que coisa mais linda gente. Ameeeeei E adorei o post diferente

    • Responder

      Maria Simone

      março 15, 2017

      Obrigada, Marcela ❤
      Quero conseguir trazer mais conteúdos diversificados assim pro blog. Espero conseguir ^^
      Beijos!

  2. Responder

    Patricia Christmann

    março 14, 2017

    Que trabalho lindo! Amor sendo distribuído a céu aberto! O mundo precisa de mais pessoas assim, e imagina que divertido ouvir?

    • Responder

      Maria Simone

      março 15, 2017

      Muito lindo, né Patricia! Fiquei apaixonada por esse projeto assim que vi. É muito amor ❤

  3. Responder

    Yasmim

    março 15, 2017

    Achei muito legal esse trabalho, muito bom da parte dela! São de pessoas assim que o mundo está precisando! Amei o post! Beijos

    Blog: http://literarte.blog.br
    Insta: instagram.com/blogliterarte

    • Responder

      Maria Simone

      março 25, 2017

      Verdade, Yasmim! Precisamos de mais ações que disseminam o amor nesse mundo.
      Obrigada pela visita ❤
      Beijos!

DEIXE SEU COMENTÁRIO