{Resenha} Eu e você no fim do mundo, de Siobhan Vivian

Quando se é adolescente tudo é sempre diferente. A nossa visão do mundo é ímpar. As coisas que deveriam ser tratadas com seriedade são completamente ignorados. Enquanto problemas bem menores parecem ser o fim do mundo. Quando a chuva começa a cair com força total sobre a pequena cidade de Aberdeen, Keeley, uma menina de dezesseis anos, não estava nem um pouco preocupada que aquele seria o fim de tudo o que ela conhece. O fim do seu mundo. Conheça mais sobre sua história.


Título original:
 The Last Boy and Girl in the World
Autor(a): Siobhan Vivian
Editora: Intrínseca
ISBN.: 9788551001240
Ano: 2017
Número de páginas: 368

 Sinopse:

E se você descobrisse que o lugar onde vive em breve vai ficar submerso e todos terão que ir embora? Como você passaria seus últimos dias?

Enquanto alguns se preocupam com o presente, fazem planos para o futuro, passam os dias empacotando suas coisas para mudar de cidade, Keeley e seus colegas do ensino médio decidem aproveitar ao máximo o tempo que ainda têm juntos em Aberdeen. Para ela, o momento é perfeito para fazer seu sonho se tornar realidade: se declarar para o garoto que sempre amou, Jesse Ford.

A vida de Keeley está prestes a virar de cabeça para baixo, e a sensação de que não há nada a perder é perfeita para dar a ela a coragem de fazer o que normalmente não faria. Ou falar o que não falaria. E o risco quase sempre vale a recompensa. Quase sempre.

Pode ser que seja o fim de Aberdeen, mas certamente é o começo da história de Keeley. Talvez nada tome o rumo esperado. Ou quem sabe tudo se encaixe para sempre. Seja como for, há coisas que só sobrevivem na memória – seja uma cidade ou um primeiro amor.

Amazon ♥ Submarino ♥ Saraiva AmericanasLivraria Cultura ♥

4 estrelinhas

Recebi o livro Eu e você no fim do mundo em parceria com a Editora Intrínseca e, confesso pra vocês que o principal fator que me chamou a atenção nesse livro foi a capa! Com lindos tons de azuis somados aos toques em dourado todos os detalhes são holográficos, conferindo um brilho diferente e elegante à capa.

Eu e você no fim do mundo, de Siobhan Vivian

Eu e você no fim do mundo é uma história que começa a partir do fim. O fim de uma pequena cidade chamada Aberdeen. Esta é uma daquelas cidades onde todo mundo conhece todo mundo. Onde os avós dos avós moraram nas redondezas e eram amigos. E é nela que mora Keeley, uma adolescente comum de 16 anos que está no ensino médio e tem a melhor das melhores amigas. Daquelas de infância mesmo, já que suas mães também eram melhores amigas desde o primário… Sua vida é praticamente perfeita! Principalmente depois de ter conseguido a atenção do seu amor platônico de infância: Jesse Ford.

Jesse é aquele típico garoto descolado que existe em todos os colégios. Está no último ano do ensino médio, é cobiçado por todas as meninas do colégio, quer pegar geral e acha que pode fazer o que quiser, quando quiser.

Eu e você no fim do mundo, de Siobhan Vivian

É quando anunciam uma forte chuva em Aberdeen com possível risco de inundações que as medidas preventivas começam a serem tomadas.

Mas, por conta da camada de gelo interna no solo, que acabou não derretendo depois do inverno, as coisas se tornam ainda piores. A cidade é alagada, casas são completamente destruídas. Em meio a isso, o governo decide esvaziar completamente a cidade para a construção de uma represa. Tirando os moradores mais antigos de Aberdeen e forçando-os a se mudar para cidades vizinhas ou sabe-se lá onde. É aí que Keeley vê o fim de tudo o que ela conhece. O fim até de um futuro com o qual ela havia sonhado tantas vezes.

Dentro de pouco tempo, ficaríamos sabendo que as temperaturas baixas eram parcialmente culpadas pelo que aconteceria no futuro. O solo nunca chegara a descongelar totalmente depois do inverno. Ainda havia gelo a doze centímetros da superfície, o que tornava duro como concreto. Não havia por onde a chuva ser escoada, nem nada para absorvê-la. Eu não tinha conhecimento na época. E, mesmo se tivesse, duvido que me importaria. Estava apenas irritada em precisar esconder meu vestido.

Keeley é do tipo de garota que não se deixa abater e vai tentar, junto com Jesse, transformar esse últimos dias em Aberdeen em algo divertido para todos os seus amigos. Algo que possa ser memorável independente do lugar para onde irão no futuro. Enquanto algumas pessoas passam pelo drama de ter que se mudar e começar do zero em outro local, longe das pessoas que ama, Keeley decide que aquela é a melhor hora para aproveitar esse últimos dias, ficar perto de todos os seus amigos e tentar dar uma chance a si mesma e a Jesse.

Keeley é uma menina carismática e com um senso de humo único. Pra ela, tudo é diversão. Eu gostei bastante da personagem e acho que ela foi muito bem trabalhada pela autora. Keeley está aprendendo a ser grande, a lidar com responsabilidades e principalmente aprendendo quem ela é de verdade.

Eu e você no fim do mundo, de Siobhan Vivian

Além dos problemas comuns da adolescência, e de toda a situação que anda acontecendo em sua cidades, ela também terá que lidar com seu pai que está a dois anos desempregado depois de sofrer um grande acidente. Para ele, tudo o que está acontecendo é culpa do governo corrupto e fará tudo o que for preciso para provar que está certo. Para completar, Keeley está enfrentando um certo distanciamento entre sua melhor amiga. Fora a falta de dinheiro que sua família anda enfrentando. Por isso ela acaba trabalhando junto com o filho do delegado da cidade a fim de ganhar uns trocados. Mesmo odiando o rapaz.

Eu não conhecia nenhum livro da autora, mas gostei bastante dessa primeira experiência. O livro é super bem escrito e nos deixa grudados página após página. Gostei do jeito como a autora expôs os problemas e as dúvidas da adolescência em meio ao drama de perder toda a cidade e o local que morava desde a infância.

O livro é um YA bem gostosinho e uma das coisas que mais gostei foi ver o amadurecimento da personagem ao longo da trama. Ela começa a perceber seus erros e tentar corrigi-los. Ela começa a analisar mais as suas atitudes buscando fazer a coisa certa. E nem sempre aquilo que queremos se mostra ser o certo pra nós. É preciso muita reflexão e coragem pra se tornar o que queremos ser e deixar certos aspectos e até mesmo amores antigos, para trás.

Eu e você no fim do mundo, de Siobhan Vivian

Apesar do foco romântico, o livro vai explorar bastante outros fatores, como a vida da população de Aberbeen e como cada um vai encarar todas as mudanças que estão sendo tomadas.

Um livro super amorzinho. Pra quem gosta de romance com uma pegada dramática, esse livro é mais do que recomendado.

Algum de vocês já leu? O que acharam? Me contem ali nos comentários 😉

Siobhan Vivian nasceu em Nova York e se formou como roteirista de cinema e TV na University of the Arts, na Filadélfia.
Autora de outros sete romances, atuou por anos como editora de livros e roteirista do Disney Channel. Hoje em dia dá aulas de escrita literária com temática jovem na Universidade de Pittsburg.

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, formada em Administração de empresas e leitora assídua até de rótulo de shampoo.

RELATED POSTS

6 Comments

  1. Responder

    Marcela

    Abril 4, 2017

    Acho essa capa muito linda. E sinceramente, a ultima coisa que pensei que se tratava de um romance.
    Mas super quero, é bem do tipo que gosto.

    O post está maravilhoso. Uma foto mais linda que a outra

    • Responder

      Maria Simone

      Abril 6, 2017

      Não é, menina! hahaha eu também não esperava encontrar um romancezinho no livro. Achei que iria se tratar quase exclusivamente de um drama.
      Mas o livro é muito amorzinho e acho que você vai gostar sim ^^
      E obrigada ❤

  2. Responder

    Caroline Moreira

    Abril 8, 2017

    Oi, Maria!!! Adoro seu cantinho, sempre que venho aqui me sinto em casa hahaha Sobre essa capa: eu não sei lidar, que tons mais lindos, que escolha perfeita de todos os detalhes. É o tipo de livro que teria na estante só pela capa <3 E confesso que esse título também me deixou cheia de curiosidade e ler sua resenha me tirou algumas dúvidas acerca do que eu pensava e também me gerou outras. Tenho quase certeza que amaria 😀 Adoro livros assim e você mencionou o amadurecimento da personagem que é uma das coisas que mais amo em literaturas, pois é como se eu estivesse vivenciando aquilo e percebendo o crescimento de alguém muito especial. Além de que é bem chato personagens que continuam sempre os mesmos e não percebem os erros…

    Amei o post!

    Um beijo, Carol
    Blog com V.

    • Responder

      Maria Simone

      Abril 22, 2017

      Oi, Carol! Fico tão feliz que se sinta assim em relação ao blog ❤
      E essa capa é realmente linda demais! Acho que você vai gostar bastante do livro no geral, então quando quando tiver a oportunidade, leia!
      Beijos :*

  3. Responder

    Alice

    Abril 12, 2017

    Que resenha, que capa… apaixonei de cara. Adoro YA por ser sempre intenso do ponto de vista do jovem e sempre me deixa louca pra devorar tudo. com certeza tá na minha lista pra ontem

    • Responder

      Maria Simone

      Abril 22, 2017

      Esse livro é realmente maravilhoso!! Capa, conteúdo, construção da história… Vale muito a pena ser lido ^^
      Beijos!

LEAVE A COMMENT