1 In Livros

Quadrinhos, Graphic Novel e Mangá: qual a diferença?

Oláá minhas lindezas! Como vocês estão? Olha eu dando as caras por aqui e voltando a atualizar o blog decentemente, não é verdade? Sentiram minha falta por aqui? Porque eu estava morrendo de saudades de escrever pra vocês.

Vocês já devem ter percebido que eu adoooro HQ’s, Mangás, quadrinhos e afins. Sempre que posso estou lendo algum deles e o que não falta é esse tipo de literatura nas minhas listas de desejados. Meu sonho de princesa? Ter vários quadrinhos de super heróis na estante. Homem de ferro, Homem Aranha, Wolverine, Mulher Marvilha, Flash… Pensa numa estante linda cheia desses quadrinhos maravilhosos?

E se tem uma coisa em que as editoras andam investindo é nesse tipo de literatura. Com artes maravilhosas de diversos ilustradores e histórias arrebatadoras, as editoras estão cada vez mais caprichando em suas edições e deixando os leitores babando. Ou apenas chorando abraçando-os na livraria quando a gente não pode trazer pra casa.

Mas você sabe a diferença entre quadrinhos, Graphic Novel e Mangá? Não? Então eu te explico agora. Vamos lá?

Quadrinhos, Graphic Novel e Mangá: qual a diferença?

Mangás

Mangás são basicamente histórias em quadrinhos japonesas. Elas possuem desenhos inconfundíveis. Seus traços são completamente diferente dos traços ocidentais e, sua maior diferença, é que a gente os lê de trás para frente. Pois é. Caso você nunca tenha visto uma mangá de perto saiba que é assim que a gente lê. Na parte onde nós, ocidentais, começaríamos a ler possui um aviso bem grande que estamos abrindo errado e que devemos começar a leitura lá do outro lado.

Quadrinhos (HQ)

HQ são aqueles famosos quadrinhos/comic book, ou como alguns chamam por aqui, “gibis”. Quadrinhos (HQ) são lançados em série com intervalos de dias, semanas, meses ou até mesmo anos. Nessa categorias temos os famosos quadrinhos de super heróis e, aqui no Brasil, a Turma da Mônica é um ótimo exemplo.

Quadrinhos, Graphic Novel e Mangá: qual a diferença?

Graphic Novel (GN)

Já a Graphic Novel geralmente conta com uma história única, ou seja, você não vai precisar ficar comprando inúmeros exemplares para completar a história. Ele é um volume único e a edição também pode vir com um acabamento mais refinado, com capa dura e folhas diferenciadas.

Além disso, podemos ter uma Graphic Novel quando há uma reunião por parte da editora de vários HQ. Sabe aquela edição de luxo do Batman em capa dura, com folhas de foto que reúnem vários HQs ao longo dos anos? Aquilo pode ser considerado uma Graphic Novel.

Quadrinhos, Graphic Novel e Mangá: qual a diferença?

O outro tipo é quando há um livro “escrito com imagens”. Um bom exemplo para esse caso são os GN de Percy Jackson. Aqui no blog tem um post onde eu falei um pouco sobre os dois primeiros GN lançados (O ladrão de raios e o mar de monstros) e você pode conferir aqui. Nesse caso, havia um livro que foi transformado em GN.

De uma forma mais simples, pense nos quadrinhos e Graphic Novel como as séries e os filmes. Quadrinhos seriam as séries (tipo Breaking Bad, Friends e etc). Já a Graphic Novel é como um filme comum.

E é isso meu povo! Espero que o post tenha sido de alguma ajuda pra vocês entenderem um pouquinho mais sobre a diferença desses três tipos de literatura. E me conta aqui nos comentários: qual desses três você gosta mais de ler? Ou tem curiosidade de começar?

Beijos ♥

1 Comment

  • Reply
    Carol Mendes
    agosto 14, 2017 at 1:15 PM

    Adorei sua explicação, Si!
    Já sabia a diferença de HQ e mangá, já que eu lia bastante desses antigamente. Mas não fazia ideia que existia diferença entre HQ e graphic novel, haha. Mas agora finalmente compreendi e não vou falar mais errado (sempre falava HQ pra tudo, haha).
    Ótimo post!

    Ei, te convidei pra responder uma tag lá no meu blog: http://bit.ly/2w3Nubd
    Virando Amor

  • Leave a Reply