Já contei por aqui que eu sou uma pessoa extremamente medrosa. Filmes de terror? Deus me dibre! O único filme de terror que assisti no cinema foi Atividade Paranormal: Marcados Pelo Mal e fiquei quase um mês dormindo de luz acesa e de barriga pra cima haha

Por isso, nunca imaginei que livros de suspense e terror fossem se tornar meu gênero literário favorito. Muitas pessoas ainda se surpreendem quando conto isso. E tudo começou com o primeiro livro do Josh Malerman com o qual tive contato: Caixa de Pássaros. O suspense do livro me prendeu de tal forma que eu simplesmente não conseguia mais largar. De lá pra cá, fui afundando cada vez mais no gênero e buscando sempre mais livros tenebrosos.

E foi com muita ansiedade e expectativas que peguei o novo livro de Josh Malerman, Uma Casa No Fundo do Lago, para fazer a leitura. Recebi o livro em parceria com a Editora Intrínseca e assim que pude já dei inicio a leitura. O livro é bem fininho e do menor tamanho dos livros lançados pela editora.

 

Título original: A House At The Bottom Of A Lake
Autor(a):  Josh Malerman
Editora: Intrínseca
ISBN.: 9788551003855
Ano: 2018
Número de páginas: 160

 Sinopse:

James e Amélia têm dezessete anos. Em comum, além da idade, têm o fato de estarem um a fim do outro e de serem tomados pelo nervosismo quando James chama Amélia para sair. Mas tudo parece perfeito para um primeiro encontro: um passeio de canoa pelos lagos, levando um cooler cheio de sanduíches e cervejas.

À medida que se aprofundam na exploração, os dois chegam a um lago escondido e encontram algo impressionante debaixo d’água. Um lugar perigosamente mágico: uma casa de dois andares com tudo que tem direito — móveis, um jardim, uma piscina e uma porta da frente, que está aberta.

Enquanto, fascinados, vasculham o imóvel e tentam passar uma boa impressão para o outro, cresce o medo. Será que um local misterioso como aquele esconde alguém — ou algo — vivo? Uma coisa é certa: depois de mergulhar nos mistérios da casa no fundo do lago, a vida deles jamais voltará a ser a mesma.

Amazon 

4 estrelinhas

Como o livro é bem pequeno, não vou dar muitos detalhes sobre a história ou algo pode acabar se tornando spoiler para vocês. Basicamente o livro vai contar a história de dois adolescentes, Amélia e James, que resolvem fazer seu primeiro encontro em um passeio de barco no lago da cidade.

Com o barquinho emprestado do tio, os dois seguem para o lago principal que está cheio de outros adolescentes ouvindo música alta e bebendo e se encaminham para um segundo lago, adjacente ao primeiro. Depois de alguns minutos por ali, comendo o lanche que haviam levado, eles encontram uma pequena passagem que dá acesso, ao que parece, a um terceiro lago. Com muita dificuldade, eles atravessam essa passagem e chegam a um lugar completamente estranho. Um lago menor do que os anteriores, com uma água bem mais turva…

Por baixo d’água, uma casa gigantesca, de dois andares aparentemente intacta! Depois do susto inicial eles passam a explorá-la, descendo cada vez mais fundo e conferindo todos os cômodos da casa aparentemente vazia… Mas será que ela realmente esta desabitada? O que mais eles podem descobrir dentro da casa?

Com uma leitura envolvente, Malerman conduz o leitor por cômodos vazios e intactos, assustadoramente mobiliados de forma exemplar. Somos capazes de visualizar o lago com a casa submersa e sentir toda a apreensão dos personagens com cada descoberta. Com uma pitada de suspense e muito mistério, Uma Casa No Fundo Do Lago tem o final aberto e deixa tudo por conta da imaginação do leitor.

Apesar de achar toda a história bem curiosa, envolvente e intensa, alguns pontos me incomodaram um pouco. Os personagens principais não tem suas estórias aprofundadas, ficando apenas no entorno da casa. Ou seja, a partir do primeiro capítulo, que é quando eles tem o primeiro encontro, apenas visualizamos o que acontece com eles com relação à casa. Não conhecemos suas estórias, suas motivações. Nada. Parece que eles existem, porque a casa existe. E pensando por esse lado, é até uma lógica interessante.

Como todos os livros de Malerman, Uma Casa No Fundo Do Lado deixa muitas perguntas sem respostas, o que não encaro como um ponto negativo. Quando terminei a leitura, fui procurar algumas teorias na internet sobre o final e achei coisas bastante interessantes. Uma delas é que a casa em si seria uma metáfora para o primeiro amor e todas as aventuras e descobertas que ele trás. Essa foi uma das que mais gostei.

Os capítulos são bem pequenos e em todo início tem uma ilustração de água em movimento. Mesmo com esses “pontos negativos” o livro ainda possui uma história envolvente e com um ótimo suspense que vale a pena ser lida.

Lembrando que essa é apenas a minha opinião sobre o livro. Se você se interessou pela sinopse e tiver a oportunidade, leia! Tire suas próprias conclusões e me conta aqui o que achou da história 😉

Beijocas!

Follow my blog with Bloglovin

Maria Simone

24 anos, leonina, carioca, futura design gráfica e leitora assídua até de rótulo de shampoo. Apaixonada por fotografia e pela natureza.

RELATED POSTS

DEIXE SEU COMENTÁRIO